Uma vez um sábio me disse que a vida era feita de etapas. Então eu o perguntei: Qual é a etapa mais feliz?
Ele não me respondeu. Foi embora com uma expressão de dúvida.
Anos se passaram, com elas suas etapas.
Procurei metade desse tempo o tal sábio, de sábio só a barba.
Como não o achei, resolvi escrever e deixar aqui para que ele lesse:
"A etapa mais feliz da vida é aquela que liga os pontos das cordas que você já desconhecia a existência. Pontos que não tinham mais nós, e sim pregos, enferrujados. É nessa etapa que você deixa de planejar o futuro e começa a vivê-lo sem perceber. Antes dessa etapa tudo dará errado. Você estará sozinho, encurralado... sentado à margem do rio, como companhia seu reflexo na água. Isso só vai acontecer para que você possa valorizar o que vem a seguir. Quando eu te perguntei que etapa era essa, eu não tinha vivido nem metade do que eu vivi hoje. Então, com autoridade, eu só tenho que te agradecer. Isso, agradecer sim, pois você não me respondeu que fase era essa, me deixou achar que todas as fases que passei poderiam ser a mais feliz. De certo você não soube me responder, e realmente espero que você já tenha descoberto essa resposta sem precisar ler o que escrevo aqui. A fase mais feliz da vida é esta, quando você descobre que alguém valorizou um gesto feito por você."
Att, aprendiz.
2 comentários:
Aqui estou. O sábio. Admiro e agradeço as palavras que me foram destinadas. Há quem diga que só os sábios ensinam. Esta é uma das mais concretas provas de que os sábios são eternos aprendizes.
Acho que o mesmo sábio deu uma volta por aqui me ensinando umas coisinhas bem parecidas. E com ele também aprendo que o momento mais feliz esse que aprendi a não planejar tanto o futuro e vive-lo mais.
Postar um comentário